Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul
Reunião Científica Regional da ANPED Programação (clique nos links abaixo)  

Lançamento de Livros na ANPEdSul

 

Segunda-feira, dia 27 de outubro, das 18h15 as 19h15

EDITORA CRV. LOCAL: ESTANDE DA CRV

COELHO, V. R; PAIM, M. M. W; ALMEIDA, M. de L. P. de. Estágio Curricular obrigatório e prática como componente curricular: que prática é essa? Curitiba: Editora CRV, 2014.

BERTAIOLLI, Carlos Alberto; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. As Concepções de História na Proposta Curricular Catarinense: entre o ecletismo teórico e a utopia (trans)formadora. Curitiba: Editora CRV, 2014.

COAN, Ivonete Benedet Fernandes; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto. Alfabetização com letramento: uma análise à luz da proposta curricular de Santa Catarina. Curitiba: Editora CRV, 2014.


THIESEN, Juares da Silva. Política curricular: discursos, (con)textos e práticas. Curitiba: CRV, 2013.


CARTAXO, Simone Regina Manosso. Licenciaturas Alfabetizadoras: a interlocução dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2014.

ENS, Romilda Teodora. Educação, políticas e direitos humanos: diálogos necessários para o século XXI. Curitiba,:  CRV, 2014.


MEDEIROS, Jonas de; BALDIN, Nelma. TI verde: educação ambiental e sustentabilidade no ensino profissional e tecnológico. Curitiba: Editora CRV, 2014.

MELO, Sonia M. M. de; BRUNS, Maria Alves de Toledo (Org.) Educação; sexualidade e saúde: diálogos necessários.  Curitiba: CRV. 2013.

SCREMIN, Rafael Trentin. Cultura da Paz e Educação: simbolismo - racionalidade – práxis. Curitiba: Editora CRV, 2014.

TONO, Cineiva Campoli Paulino; FREITAS, Maria do Carmo Duarte. Informática para desenvolvimento humano. Curitiba: Editora CRV, 2013.

 

EDITORA JUNQUEIRA&MARIN EDITORES LOCAL: ESTANDE DA EDITORA

EVANGELISTA, Olinda (Org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara – SP: Junqueira&Marin Editores, 2014.

CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Estratégias Institucionais para o Desenvolvimento Profissional Docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2014.

EDITORA AUTORES ASSOCIADOS. LOCAL: ESTANDE DA EDITORA

KASTELIC, Eloá Soares Dutra. Paschoal Lemme: a defesa da Escola Pública, Gratuita e Estatal. Campinas, SP: Autores Associados. 2014.

GOTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização: Políticas Mundiais e Movimentos Nacionais. Campinas, SP: Autores Associados. 2014.

SILVA, Lilian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo (Org.) O Texto em Sala de Aula.  Campinas, SP: Autores Associados. 2014.

 

Mesa 1

ALMEIDA, Ana Rita Silva (Org.). Educação e formação: diferentes contextos. Bahia: EDUFBA, 2014.

Mesa 2

BACK, Angela Cristina Di Palma; CAROLA, Carlos Renato; RABELO, Giani. Educação, linguagem e memória: um livro e muitas histórias. Criciúma: Ediunesc, 2014.

Mesa 3

BARBOSA, MCS; SANTOS, MA. Escritos de alfabetização audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

RICHTER, Sandra R.S.; BARBOSA, Maria Carmen S. Entre Mia Couto e Michel Vandenbroeck: outra educação da infância por inventar. In: ABRAMOWICZ, Anete; VANDENBROECK, Michel (Org.). Educação infantil e diferença.  Campinas, SP: Papirus, 2013.

Mesa 4

BARCELOS, Valdo. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta solidária e cooperativa. Porto Alegre: Editora Vozes, 2014.

BARCELOS, Valdo. Uma Educação nos Trópicos: contribuições da antropofagia cultural brasileira. Porto Alegre: Editora Vozes, 2013.

 

Mesa 5

MARCASSA, Luciana Pedrosa; PINTO, Fábio Machado; DANTAS, Jéferson Silveira (Org.). Formação continuada e politização docente: escola e universidade na luta pela educação no Maciço do Morro da Cruz - Florianópolis. Florianópolis: Insular, 2013. 

Mesa 6

CAROLA, Carlos Renato; DASSI, Nilso. Era uma vez o rio Mãe Luzia... Criciúma: Editora e Livraria da UNESC, 2014.

Mesa 7

CECCHETTI, Élcio; POZZER, Adecir (Org.). Educação e diversidade cultural: tensões, desafios e perspectivas. Blumenau: Edifurb, 2014. (Série: Saberes em diálogo. Coordenação: Oliveira, Lilian de; CECCHETTI, Élcio; POZZER).

CECCHETTI, Élcio; POZZER, Adecir (Org.). Educação e interculturalidade: conhecimentos, saberes e práticas descoloniais. Blumenau: Edifurb, 2014. (Série: Saberes em diálogo. Coordenação: Oliveira, Lilian de; CECCHETTI, Élcio; POZZER, Adecir).

Mesa 8

CENCI, Angelo Vitório; DALBOSCO, Cláudio Almir; MÜHL, Eldon Henrique.  Sobre Filosofia e Educação: racionalidade, reconhecimento e experiência formativa. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2013.

Mesa 9

CERVI, Giceli Maria; RAUSCH, Rita Buzzi. Docência universitária: concepções, experiências e dinâmicas de investigação. Blumenau: Edifurb, 2014.

Mesa 10

DALLABRIDA, Norberto; SOUZA, Rosa Fátima de (Org.). Entre o ginásio de elite e o colégio popular: estudos sobre o ensino secundário no Brasil (1931-1961). Uberlândia: UDUFU, 2014.

Mesa 11

TEIVE, Gladys M. G. (Org.) Professor Areão: experiências de um "bandeirante paulista do ensino" em Santa Catarina (1912-1950). Florianópolis: Insular, 2014.

Mesa 12

DANTAS, Jeferson S. Da ditadura militar ao Estado neoliberal: a organização escolar brasileira e a formação docente em Santa Catarina. Rio de Janeiro: CBJE, 2014. 

DANTAS, Jeferson S. Reescrever o mundo com lápis e não com armas. Florianópolis: Editoria em Debate, 2013. Disponível em: http://editoriaemdebate.ufsc.br/catalogo/reescrever-mundo-lapis-nao-armas-experiencia-politica-pedagogica-comissao-educacao-forum-macico-morro-cruz-florianopolissc-jeferson-dantas/.

Mesa 13

PAULINO Júnior. Todo Maldito Santo Dia. Livro de contos. Florianópolis: Nave/Nauemblu Ciência & Arte, 2014.

Mesa 14

BIANCHETTI, Lucídio e THIESEN, Juares da Silva (Org.). Utopias e distopias na modernidade. Educadores em diálogo com T. Morus, F. Bacon, J. Benthan, A. Huxley e G. Orwel. Ijuí: Editora UNIJUI, 2014.

Mesa 15

TURMINA, Adriana Claudia. Autoajuda nas relações de trabalho: formação ou conformação? São Paulo: Editora Senac, 2014.

Mesa 16

FERREIRA, Jacques de Lima (Org.) Formação de Professores: teoria e prática pedagógica. Porto Alegre: Editora Vozes, 2014.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira e Ferreira, Jacques de Lima (Org.) Formação pedagógica para o atendimento ao escolar em tratamento de Saúde: redes de possibilidade Online. Porto Alegre: Editora Vozes, 2013.

Mesa 17

GIRARDELLO, Gilka. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Editora: Papirus, 2014.

 

Mesa 18

GODINHO, Ana Claudia Ferreira; OLIVEIRA, Maria Clarice Rodrigues de; SILVA, Janaina Marques da; COSTA, Rita de Cassia Dias; FRANZOI, Naira Lisboa; FISCHER, Maria Clara Bueno. Currículo e saberes do trabalho na educação profissional: estudos sobre o Proeja. Pelotas: Editora da UFPEL, 2012. (Coleção Pesquisa PROEJA no RS vol I).

 

Mesa 19

ENS, Romilda Teodora, GARANHANI Marynelma Camargo, A sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013.

ENS, Romilda Teodora; VILLAS BOAS, Lúcia Pintor Santiso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Representações sociais: fronteiras, interfaces e contextos. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013.

Mesa 20

PEIXE. Débora C. S.; NEIVERTH, Thaisa. (org.) Creches catarinenses: experiências de formação e práticas pedagógicas.  Núcleo de Publicações - NUP. Florianópolis, UFSC- CED - NUP, 2014.

 

Terça-feira, dia 28 de outubro, das 18h15 as 19h15

 

EDITORA MERCADO DE LETRAS. LOCAL: ESTANDE DA EDITORA

TREVISAN, Amarildo L. Reconhecimento do Outro: teorias pedagógicas e formação docente. 1. ed. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2014. 

ALMEIDA, Maria de Lourdes P. de; BONETI, W; PACIEVITCH. (Org.) O social e as politicas educacionais na contemporaneidade: das desigualdades à violência no espaço educacional. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina (Org.) Leituras sobre Richard Rorty e a educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

SILVA, Monica Ribeiro da. (Org.) Ensino Médio Integrado: Travessias. 1. ed. Campinas SP: Mercado de Letras, 2013.

 

Mesa 1

LAGO, Clenio. Experiência estética e formação: articulações a partir de Hans-Georg Gadamer. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

Mesa 2

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende (Org.) Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.

Mesa 3

MARASCHIN, Mariglei Severo; GIRARDI, Greice Gonçalves; DEL PINO, Mauro Augusto; OLIVEIRA, Luzia Terezinha Baptista. Formação docente, acesso e permanência na educação profissional: estudos sobre o Proeja. Pelotas: Editora da UFPEL, 2012. (Coleção Pesquisa PROEJA no RS vol I).

Mesa 4

MARTINS, M. F.; PEREIRA, A. dos R.  Filosofia e Educação: ensaio sobre autores clássicos. São Carlos: Editora UFSCAR, 2014.

Mesa 5

PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos S.; GOTTSHALK, Cristiane Maria Cornelia; ALMEIDA, Rogério de (Org.). Filosofia e Educação: Interfaces - Textos da I e II Jornadas de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da USP. São Paulo: Képos, 2014.

Mesa 6

PALUDO, Conceição (Org.). Campo e cidade em busca de caminhos comuns: I SIFEDOC. Pelotas: Editora da UFPel, 2014.

Mesa 7

PILLOTTO, Silvia Sell; BOH, Letícia. Arte/Educação: ensinar e aprender no ensino básico. Editora da Universidade da região de Joinville – UNIVILLE, 2014.

Mesa 8

RUSCHEINSKY, Aloísio; GUERRA, Antonio F. S.; FIGUEIREDO, Mara L.; LEME, Patrícia C. S.; RANIERI, Victor E. L.; DELITTI, Welington B. C.. (Org.). Ambientalização nas instituições de educação superior no Brasil: caminhos trilhados, desafios e possibilidades. São Carlos: EESC/USP, 2014.

Mesa 9

SANTOS, A. V. dos - Dossiê: “Escolarização e Infância na América Latina: perspectivas etnológicas”. Revista Perspectiva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, v. 31, n.3, 2013.

Mesa 10

SARTORI, Ademilde (org.). Educomunicação e a criação de ecossistemas comunicativos: diálogos sem fronteiras. Florianópolis, DIOESC, 2014.

Mesa 11

SENA, Tito. Sexualidades, Estatísticas e Normalidades: persona numerabilis nos Relatórios Kinsey, Masters & Johnson e Hite. Florianópolis: editora Mulheres, 2013.

Mesa 12

SCHERER-WARREN, Ilse; PASSOS, Joana Célia (Org.). Relações étnico-raciais nas universidades: os controversos  da inclusão educacional. Florianópolis: Atilendè, 2014.

Mesa 13

SILVA, Alex S. da; SILVA, Ilton B.; ORTIGARA, Vidalcir (Org.). Educação, pesquisa e produção do conhecimento: abordagens contemporâneas. Criciúma: Ediunesc, 2013.

Mesa 14

TOMAZETTI, Elisete M.; RAMOS, Nara V.; SALVA, Sueli; OLIVEIRA, Adriano M.; SCHLICKMANN, Vitor. Os sentidos do Ensino Médio: olhares juvenis sobre a escola contemporânea. São Leopoldo: Editora Oikos, 2014.

Mesa 15

TUMOLO, P. S.; TORRIGLIA, P. L; SERRÃO, M.I .B.(Org.) Dossiê: “Educação, Marxismo e Emancipação Humana”. Revista Perspectiva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, v. 31, n.1, 2013.

Mesa 16

VENDRAMINI, Célia R.; RUMMERT, Sonia; ALVES, Natália. (Org.) Dossiê "Trabalho e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Cenário Subalterno do Capital-Imperialismo". Revista Perspectiva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, v. 31, n.2, 2013. 

Mesa 17

BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros; os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014 (Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle).

BOURDIEU, Pierre. Injustiças; a experiência das desigualdades no trabalho. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014 (Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle).

VALLE, Ione Ribeiro. Sociologia da educação; currículo e saberes escolares. Florianópolis: Editora da UFSC, 2ª ed., Coleção Didática, 2014.

Mesa  18

VALLE, Ione Ribeiro; HAMDAN, Juliana Cesário; DAROS, Maria das Dores (Org.). Moderno, modernidade e modernização: a educação nos projetos de Brasil - séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza Edições, volume 2, 2014.

Mesa 19

CHALOBA, Rosa Fátima de Souza; GASPAR da SILVA, Vera L.; SÁ, Elizabeth F. de (Org.). Por uma teoria e uma história da Escola Primária no Brasil: Investigações comparadas sobre a escola graduada (1870 1930). 1. ed. Cuiabá, MT: EduFMT, 2013.

VIDAL, Diana Gonçalves; SA, Elizabeth F. de; GASPAR da SILVA, Vera L. (Org.). Obrigatoriedade escolar no Brasil. 1. ed. Cuiabá - MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso EdUFMT, 2013.

Mesa 20

LAFFIN, M. Hermínia L. F. (Org.). Educação de Jovens e Adultos, diversidade e o mundo do trabalho. IJUÍ - RS: UNIJUÍ, 2012.

LAFFIN, M. Hermínia L. F. (Org.). Educação de jovens, adultos e idosos na diversidade: processos de intervenção na realidade escolar e social. Florianópolis: Apoio Editora, 2014.

LAFFIN, M. Hermínia L. F. A constituição da docência entre professores de escolarização de jovens e adultos. Ijuí - RS: EDITORA UNIJUÍ, 2013. 

Mesa 21

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; SCARELI Giovana; GUIDO, Lucia (Org.). Cinema, educação e ambiente. Uberlândia - MG: EDUFU, 2013.

Mesa 22

REZER, Ricardo. Educação Física na Educação Superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica. Coleção ABEU Sul. Chapecó: Argos, 2014.

REZER, R. (Org.). Ética e ciência na Educação Superior. Chapecó: Argos, 2013.

Mesa 23

 SILVA, Mauri. A. da (Org.). Crítica à privatização do ensino superior no Brasil. Florianópolis: Em Debate, 2013.

 

  Apoio Financiamento