Posteres

 

Eixo 1 - História da educação

 

A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL NA PERSPECTIVA DE ALMEIDA JÚNIOR (1948-1960)

    Cristiane Silva Mélo
Universidade Estadual de Maringá
cristianesilme@yahoo.com.br

 

UNIFORMES ESCOLARES ENQUANTO PRODUTO DA INDÚSTRIA DA MODA: PARA ALÉM DA OBRIGATORIEDADE

    Ivone Maria Mallmann
Faculdade de Tecnologia Senac
ivone.mallmann@gmail.com

Eixo 2 - Ensino médio

 

ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO RIO GRANDE DO SUL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POTELICNIA E OS INSTITUTOS FEDERAIS

    Camila Gomes Nogueira
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão
camila.gnogueira@yahoo.com.br

Eixo 3 - Educação popular e movimentos sociais

 

Educação Libertadora em escola do MST

    Leomar Borba Medeiros
medeirosijui@gmail.com

 

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PAULO FREIRE: Análise das contribuições epistemológicas da concepção pedagógica libertadora a partir das experiências educativas no Sul do Brasil

    Leonardo Gedeon
Mestrado em Educação - PPGE/UNESC
leonardogedeon@hotmail.com

 

AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS CONSTRUÍDAS PELO MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS (MMC) PARA OS CURSOS DE PEDAGOGIA E VICE-VERSA

    Monica Maria Tourinho Oldiges
Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
monimaria@unochapeco.edu.br

Maurício Roberto da Silva
Unochapecó
mauransilva@gmail.com

 

“SER OU NÃO SER”: A PROFISSÃO DOCENTE NAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS DO CAMPO

    Ana Maria Hostin
Univille - Universidade da Região de Joinville
anahostin@gmail.com

 

A TRÍADE DE LAZER DE MULHERES CAMPONESAS NO MEIO RURAL DE JÓIA(RS): ATIVIDADES RELIGIOSAS, REDE DE VIZINHANÇA E FESTAS COMUNITÁRIAS

    Naira Leticia Giongo Mendes Pinheiro
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
nairaleticiagmendespinheiro@gmail.com

Eixo 4 - Políticas públicas e gestão educacional

 

EQUIPE DIRETIVA E AÇÕES FAVORECEDORAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM PARCERIA

    Mari Margarete dos Santos Forster
UNISINOS
mari.forster@gmail.com

 

CORRELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO DISCENTE E A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE ATUAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR

    TIRZA BEN HUR DE ALMEIDA DE SOUZA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
tirza.souza@gmail.com

 

A efetividade educacional do Fundeb no financiamento da educação brasileira: o caso do Paraná

    Isabelle Fiorelli Silva
Universidade Estadual de Londrina
isabellefiorelli@gmail.com

 

INTRODUÇÃO DA LEI 11.645/2008 NO DEBATE EDUCACIONAL BRASILEIRO E NOS ENCAMINHAMENTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO

    MARIA LUISA DA SILVA BORNIOTTO
Universidade Estadual de Maringá
borniotto@hotmail.com

 

UMA TRAJETÓRIA DEMOCRÁTICA: das habilitações à coordenação pedagógica

    Shirlei de Souza Corrêa
Shirleiscorrea@hotmail.com

 

OS PROGRAMAS "SAÚDE NA ESCOLA" E "SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS": ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO DOS SUJEITOS ESCOLARES

    Fernanda Schwinden Dallamico Kirst
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Venâncio Aires
feschwinden@gmail.com

 

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

    Andrelisa Goulart de Mello
Universidade Federal de Santa Maria
andrelaizes@gmail.com

Ticiane Arruda da Silva
Universidade Federal de Santa Maria
ticianearrudadasilva@gmail.com

 

Reprovação escolar em Cabo Verde de 2010 a 2012: comparação com dados do Brasil

    Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda
celiaro-drigues@hotmail.com

Mariluci da Silva Mattos
mariluci-mattos@hotmail.com

Eixo 5 - Educação e infância

 

A ESCRITA INFANTIL: SENTIDOS E INTERPRETAÇÃO DOS REGISTROS DAS CRIANÇAS

    Clésia da Silva Mendes Zapelini
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
clesia.zapelini@unisul.br

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO

    Maéle Cardoso Avila
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
maele_cardoso@hotmail.com

Eixo 6 - Formação de professores

 

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FORMA DE VIOLÊCIA DO PODER INSTITUÍDO

    Franciele Fernandes Baliero
franciele.baliero@ifpr.edu.br

Elisabete Valdira de Sousa Tessari
betetessari@hotmail.com

 

ESTADO DA ARTE SOBRE OLHARES DOCENTES EM RELAÇÃO AO MUSEU DE ARTE

    Clara Aniele Schley
Prefeitura Municipal de Indaial / SC
claraaschley@gmail.com

 

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    JOÃO LUIZ GASPARIN
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
gasparin01@brturbo.com.br

 

Estilos de Aprendizagem e Ensino na Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental II

    Shayana Rodrigues de Oliveira
Colégio Nossa Senhora de Sion
shayana28@hotmail.com

 

Relações entre habitus e formação inicial

    Giselly Cristini Mondardo
Universidade Federal do Paraná
gmondardo@gmail.com

 

Narrativa autobiográfica da constituição profissional docente: as marcas de uma escola rural

    Adriana Antunes Perin
Universidade de Passo Fundo
adri.perin@yahoo.com.br

 

EDUCAÇÃO INTEGRAL: A AÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR QUE ATUA EM OFICINA PEDAGÓGICA DE ARTE NA CIDADE DE LONDRINA

    Laura Célia Sant Ana Cabral Cava
Universidade Norte do Paraná - Unopar
laura.ccava@gmail.com

Eixo 7 - Alfabetização e letramentos

 

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este?

    Maria Sirlene Pereira Schlickmann
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
maria.schlickmann@unisul.br

 

Práticas de leitura e escrita de crianças residentes no campo: considerações acerca do contexto familiar e escolar

    Leticia de Aguiar Bueno
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
lelesvp@hotmail.com

Gabriela Medeiros Nogueira
Universidade Federal do Rio Grande FURG
gabynogueira@me.com

 

O CAPITAL CULTURAL DAS CRIANÇAS QUE NÃO ACOMPANHAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DA AMUREL

    Mariléte Pinto de Oliveira
UNISUL
marilete.pedagogia@gmail.com

 

HÁBITO DA LEITURA ENTRE ADOLESCENTES: DADOS DE UM ESTUDO LONGITUDINAL

    Magda Floriana Damiani
Universidade Federal de Pelotas
flodamiani@gmail.com

Mariluci da Silva Mattos
mariluci-mattos@hotmail.com

 

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

    ELIANE DE SOUZA SILVA
eliane.enaile@hotmail.com

Eixo 8 - Educação superior

 

DAS INOVAÇÕES NO ENSINO AO ENSINO INOVADOR: SUBJETIVIDADES E PERCEPÇÕES NO ENSINO UNIVERSITÁRIO

    Daniele Simões Borges
FURG
daniele.uab@gmail.com

Camila Ferreira Pinto das Neves
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
camilapinto.eco@gmail.com

Neusiane Chaves de Souza
Universidade Federal do Rio Grande
neusianebio@hotmail.com

GIONARA TAUCHEN
FURG
giotauchen@gmail.com

Alessandra Nery Obelar da Silva
FURG
ale.obelar@hotmail.com

 

EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO E APREND EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO E APRENDIIZAGEM E O IMPACTO NA SAUDE MENTAL DE ESTUDANTES DO CURSO DE AGRONOMIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL

    estela maris camargo bernardelli
Uniplac
estela.bernardelli@udesc.br

 

O ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

    SONIMARY NUNES ARRUDA
UNIPLAC
enf.sony@hotmail.com

Eixo 9 - Currículo

 

INCLUSÃO E GOVERNAMENTALIDADE NUM MUNDO ANIMADO DE DIFERENÇAS

    Fabricio Luis Haas
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
fabriciohaas@gmail.com

 

FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA EM DOIS TEMPOS: UM ESTUDO

    THIAGO TAVARES BORCHARDT
PPGECM - UFPel
thiago-tb@hotmail.com

Márcia Souza da Fonseca
Universidade Federal de Pelotas
mszfonseca@gmail.com

 

Competência Comunicativa Intercultural: um panorama dos principais modelos de avaliação

    Rodrigo Schaefer
rodrigoschaefer2@gmail.com

Walkiria Sousa Silva
moreno_walkiria@hotmail.com

Aline Facchini Alexandre
Univali/Wizard
alinefale@bol.com.br

Caroline Fonseca Zandoná Krieger
Colégio Conhecer
carolfzk@gmail.com

 

AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ (SC)

    Claudia Vidaletti Matos Neves
clvidaletti@yahoo.com.br

Eixo 10 - Ensino fundamental

 

Futebol e escola no campo do neoliberalismo

    Darlan Alves
Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
alvesdr@hotmail.com

Eixo 11 - Educação, comunicação e tecnologia

 

Da mídia virtual independente para a sala de aula: o fenômeno O Teatro Mágico como proposta de promoção da aprendizagem

    Nara Cristine Thomé Palácios Cechella
Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense
narapalacios@hotmail.com

 

LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRUZAMENTOS ENTRE UM CONCEITO EM FORMAÇÃO E UMA ÁREA DE CONHECIMENTO CONSOLIDADA

    Thiago Alonso Hinkel
thiagohinmob@gmail.com

 

Utilização de modelos virtuais no ensino de desenho técnico para engenheiros florestais

    Fabíola Letícia Sommer Terezo
UNIPLAC
fabiterezo@hotmail.com

 

O espetáculo do consumo: a relação entre crianças e mídia na educação infantil.

    Juliana Costa Muller
Universidade Federal de Santa Catarina
julianacmuller@hotmail.com

 

SEXTING: modismo inconsequente ou cyberbullying intencional? Algumas reflexões necessárias.

    Camila Detoni Sa de Figueiredo
camiladsaf@gmail.com

Sonia Maria Martins de Melo
UDESC
soniademelo@gmail.com

 

NOVAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOASCOM NECESSIDADES ESPECIAIS

    Rosana Wagner
universidade Federal do Rio Grande do Sul
rosanawagner@gmail.com

Eixo 12 - Filosofia da educação

 

A Teoria Educacional de Paulo Freire: suas influências e seu horizonte

    Dirlei de Azambuja Pereira
pereiradirlei@gmail.com

 

Cartografando percursos na produção do conceito de saúde no espaço tempo do trabalho docente.

    Márcia Leão de Lima
Instituto Federal Sul-io-grandense (IFSUL)
psi.marcialeao@hotmail.com

 

Kant - Uma Filosofia de Educação Atual?

    Juliana Cristina Bel
juliana_bel@hotmail.com

 

CRÍTICA DA CULTURA E SOCIEDADE: A TEORIA CRÍTICA COMO POSSÍVEL REFERÊNCIA PARA PESQUISA EDUCACIONAL

    Vivian Baroni
vivianbaroni@hotmail.com

Fernando Dala Santa
fernandos.101@hotmail.com

Eixo 13 - Educação de pessoas jovens e adultas

 

Memórias da maturidade - em busca da dramaticidade

    Carmen Silvia Soares da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
carmencaca@yahoo.com.br

 

O CURRÍCULO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PARTICIPAÇÃO DOCENTE

    Suzani dos Santos Wippel
UNISC ( Universidade de Santa Cruz do Sul) aluna do mestrado em educação
wsuzani@bol.com.br

 

Rede Certific: entre a certificação de saberes adquiridos e o estímulo à escolarização?

    Lílian Escandiel Crizel
IFRS-Câmpus Feliz
lilian.crizel@feliz.ifrs.edu.br

 

Estado da Arte: questões de gênero nas pesquisas em EJA de 2006 a 2012

    Lucas Bueno de Freitas
UTFPR
lfreitas91@gmail.com

Domingos Leite Lima Filho


 

LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPREENSÃO E EXPRESSÃO CRIATIVA

    LETÍCIA DOMANSKI
Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santa Rosa
ledomanski@gmail.com

 

EJA E ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS E A TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL

    Patrícia Borges Gomes Bisinella
pati_borges@hotmail.com

 

A Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio: desafios e perspectivas da formação inicial dos cursos de licenciaturas da UFSM

    Nisiael de Oliveira kaufman
Universidade Federal de Santa Maria
nisiaeloliveira@bol.com.br

 

A CONCEPÇÃO FREIREANA SOBRE A FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: A EJA NO MUNICIPIO DE CHAPECÓ

    Suzi Laura da Cunha
UNOCHAPECO
suzilc@unochapeco.edu.br

NADIR CASTILHO DELIZOICOV
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECO
ridanc.nadir@gmail.com

Eixo 14 - Ensino de matemática e ciências

 

Três casos de sucesso na periferia da cidade de Pelotas R.S, Brasil: um estudo com alunos do curso de Licenciatura em Matemática

    Nádia Regina Barcelos Martins
Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Mário Meneghetti
nadiabarcelosmartins@yahoo.com.br

Eixo 15 - Psicologia de educação

Eixo 16 - Educação, cultura e relações étnico-raciais

 

ANÁLISE DAS RELAÇÕES RACIAIS NAS IMAGENS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO 5° ANO

    Flávia Carolina da Silva
Universidade Federal do Paraná
flavia1140@gmail.com

Tânia Mara Pacífico
Secretária de Educação do Paraná
taniapacifico@hotmail.com

Eixo 17 - Educação ambiental

 

Configurações da Pedagogia Antropocêntrica no Ensino de Ciências (1960-1970)

    Carlos Renato Carola
Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
crc@unesc.net

Catia Elaine Alves Constante
Universidade do Extremo Sul Catarinense
catia.elaine@hotmail.com

 

A Educação Ambiental como mediadora entre a Tributação e a Crise Ambiental

    Simone Grohs Freire
Universidade Federal do Rio Grande
simonefreire@furg.br

 

HOMEM E NATUREZA: PRODUÇÃO DE “VERDADES” NO CINEMA DE ANIMAÇÃO

    GISELE RUIZ SILVA
PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE
gisaruizsilva@gmail.com

Camila da Silva magalhães
camilapedag@gmailcom

Eixo 18 - Educação e gênero

 

GÊNERO E LAZER: EXPERIÊNCIAS DE CINCO GERAÇÕES DE MULHERES

    SANDRA HELENA JORIS BERTOLLO
sandrahj.bertollo@gmail.com

MAURO BERTOLLO
UNIJUÍ
mauro.bertollo@unijui.edu.br

 

PEDAGOGIAS CULTURAIS E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM EDITORIAIS DE MODA INFANTIL

    Elise Helene Moutinho Bernardo de Moraes
Prefeitura Municipal de Educação de Erechim - SMEd
elisedemoraes@gmail.com

 

GÊNERO E EDUCAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

    LUCIA AULETE BURIGO DE SOUSA
UNIVERSIDADE PLANALTO CATARINENSE- UNIPLAC
luciabsousa@hotmail.com

Mareli Eliane Graupe
UNIPLAC
mareligraupe@hotmail.com

Eixo 19 - Educação e arte

 

UM NOVO OLHAR DE ESTUDANTES PARA A OBRA DE ARTE NOS MUSEUS E EXPOSIÇÕES – PROBLEMATIZANDO A MEDIAÇÃO DAS CÂMERAS DIGITAIS

    Alessandro Varela dos Santos
svarela@terra.com.br

 

ARTE CONTEMPORÂNEA E ESTÉTICA RELACIONAL: REFLEXÕES PARA O ENSINO DA ARTE

    Andreia Regina Bazzo
Instituto Federal catarinense
andreiabazzo@yahoo.com.br

Carla Carvalho
UNIVALI
ca.carvalho@terra.com.br

Eixo 20 - Educação e trabalho

 

A precarização do trabalho docente na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul: a contratação temporária de professores como flexibilização das relações de trabalho.

    João Genaro Finamor Neto
UFRGS
gefinamor@gmail.com

 

Possíveis reflexões entre a Ergologia e a Etnografia

    Patrícia Unanue Dias
pateud@hotmail.com

 

Diálogos entre Trabalho e Educação na Formação Profissional do Técnico em Panificação e Confeitaria

    cluvio buenno soares terceiro
IFRS - Câmpus Porto Alegre
cluvio.terceiro@terra.com.br

 

Educação e Políticas Sociais no Brasil

    Luciana Francisca de Oliveira
lucianapsico@yahoo.com.br

 

A formação de jovens para o mundo do trabalho a partir da Lei da Aprendizagem

    Carina Pfaffenseller
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
carinapfaffenseller@gmail.com

 

Educação Profissional: reflexões sobre a construção da autonomia nas relações de trabalho a partir do processo educativo

    Gisela Lange do Amaral
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense
giseladoamaral@gmail.com

Eixo 21 - Sociologia da educação

 

SOCIEDADE EM CONSTRUÇÃO: QUAL O REAL PAPEL DA EDUCAÇÃO?

    Rosimeire Aparecida Monteiro Silveira
Centro Universitário de Maringá - Unicesumar
rosi.m.silveira@hotmail.com

Caroline Mari de Oliveira
Centro Universitário de Maringá - Unicesumar
oliveiracaroline29@gmail.com

 

PROJETO TÔ DENTRO IFSUL: a construção da identidade do aluno – as múltiplas linguagens de pertencimento ao meio acadêmico

    camila rodrigues de la rocha
instituto federal sul riograndense de educação, ciência e tecnologia - IF-Sul Campus Pelotas
camiladelarocha@gmail.com

Eixo 22 - Educação especial

 

A Sala de Recurso Multifuncional na voz dos professores da Sala Comum

    Andréia Heiderscheidt Fuck
Prefeitura Municipal de Joinville
152.andreia@gmail.com

 

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR

    ANA LUCIA LIMA DA COSTA PIMENTA MONTEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BIGUAÇU
anamonteiro1970@hotmail.com

 

Os números do processo de inclusão no município de Pelotas (RS)

    Adriane Cenci
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
adricenci@hotmail.com

 

FOCO NA CONSTITUIÇÃO DE UM DOCENTE INCLUSIVO: UMA ANÁLISE DE REVISTAS PEDAGÓGICAS

    Renata Porccher Scherer
renata_ps3@yahoo.com.br

 

PROFESSOR OU INTÉRPRETE? REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO TILS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS DA ESCOLA REGULAR

    Elisama Rode Boeira Suzana
Universidade Federal do Rio grande do Sul
elisama_libras@hotmail.com

 

UMA FORMA NÃO CLÍNICA DE PENSAR AS PESSOAS COM AUTISMO?

    Vanessa Marocco
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Estudante de Doutorado)
marocco.v7@gmail.com

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DIÁLOGOS COM A FORMAÇÃO DOCENTE

    GRACIELA FAGUNDES RODRIGUES
SMED - Frederico Westphalen
gracifrodrigues@gmail.com

 

A produção científica sobre o trabalho docente nas salas de recursos multifuncionais: Com a palavra os professores

    Cleide Aparecida Hoffmann Bernardes
Associação de Reabilitação da Criança Deficiente
cleidepedago@gmail.com



  Apoio Financiamento