Eixo 3 - Educação popular e movimentos sociais |
|
Educação Libertadora em escola do MST |
|
|
 |
Leomar Borba Medeiros medeirosijui@gmail.com
|
|
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PAULO FREIRE: Análise das contribuições epistemológicas da concepção pedagógica libertadora a partir das experiências educativas no Sul do Brasil |
|
|
 |
Leonardo Gedeon Mestrado em Educação - PPGE/UNESC leonardogedeon@hotmail.com
|
|
AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS CONSTRUÍDAS PELO MOVIMENTO DAS MULHERES CAMPONESAS (MMC) PARA OS CURSOS DE PEDAGOGIA E VICE-VERSA |
|
|
 |
Monica Maria Tourinho Oldiges Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ monimaria@unochapeco.edu.br
Maurício Roberto da Silva Unochapecó mauransilva@gmail.com
|
|
“SER OU NÃO SER”: A PROFISSÃO DOCENTE NAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS DO CAMPO |
|
|
 |
Ana Maria Hostin Univille - Universidade da Região de Joinville anahostin@gmail.com
|
|
A TRÍADE DE LAZER DE MULHERES CAMPONESAS NO MEIO RURAL DE JÓIA(RS): ATIVIDADES RELIGIOSAS, REDE DE VIZINHANÇA E FESTAS COMUNITÁRIAS |
|
|
 |
Naira Leticia Giongo Mendes Pinheiro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul nairaleticiagmendespinheiro@gmail.com
|
Eixo 4 - Políticas públicas e gestão educacional |
|
EQUIPE DIRETIVA E AÇÕES FAVORECEDORAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM PARCERIA |
|
|
 |
Mari Margarete dos Santos Forster UNISINOS mari.forster@gmail.com
|
|
CORRELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO DISCENTE E A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE ATUAÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR |
|
|
 |
TIRZA BEN HUR DE ALMEIDA DE SOUZA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA tirza.souza@gmail.com
|
|
A efetividade educacional do Fundeb no financiamento da educação brasileira: o caso do Paraná |
|
|
 |
Isabelle Fiorelli Silva Universidade Estadual de Londrina isabellefiorelli@gmail.com
|
|
INTRODUÇÃO DA LEI 11.645/2008 NO DEBATE EDUCACIONAL BRASILEIRO E NOS ENCAMINHAMENTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO |
|
|
 |
MARIA LUISA DA SILVA BORNIOTTO Universidade Estadual de Maringá borniotto@hotmail.com
|
|
UMA TRAJETÓRIA DEMOCRÁTICA: das habilitações à coordenação pedagógica |
|
|
 |
Shirlei de Souza Corrêa Shirleiscorrea@hotmail.com
|
|
OS PROGRAMAS "SAÚDE NA ESCOLA" E "SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS": ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO DOS SUJEITOS ESCOLARES |
|
|
 |
Fernanda Schwinden Dallamico Kirst Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Venâncio Aires feschwinden@gmail.com
|
|
ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO |
|
|
 |
Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com
Ticiane Arruda da Silva Universidade Federal de Santa Maria ticianearrudadasilva@gmail.com
|
|
Reprovação escolar em Cabo Verde de 2010 a 2012: comparação com dados do Brasil |
|
|
 |
Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda celiaro-drigues@hotmail.com
Mariluci da Silva Mattos mariluci-mattos@hotmail.com
|
Eixo 6 - Formação de professores |
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FORMA DE VIOLÊCIA DO PODER INSTITUÍDO |
|
|
 |
Franciele Fernandes Baliero franciele.baliero@ifpr.edu.br
Elisabete Valdira de Sousa Tessari betetessari@hotmail.com
|
|
ESTADO DA ARTE SOBRE OLHARES DOCENTES EM RELAÇÃO AO MUSEU DE ARTE |
|
|
 |
Clara Aniele Schley Prefeitura Municipal de Indaial / SC claraaschley@gmail.com
|
|
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
|
|
 |
JOÃO LUIZ GASPARIN UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ gasparin01@brturbo.com.br
|
|
Estilos de Aprendizagem e Ensino na Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental II |
|
|
 |
Shayana Rodrigues de Oliveira Colégio Nossa Senhora de Sion shayana28@hotmail.com
|
|
Relações entre habitus e formação inicial |
|
|
 |
Giselly Cristini Mondardo Universidade Federal do Paraná gmondardo@gmail.com
|
|
Narrativa autobiográfica da constituição profissional docente: as marcas de uma escola rural |
|
|
 |
Adriana Antunes Perin Universidade de Passo Fundo adri.perin@yahoo.com.br
|
|
EDUCAÇÃO INTEGRAL: A AÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR QUE ATUA EM OFICINA PEDAGÓGICA DE ARTE NA CIDADE DE LONDRINA |
|
|
 |
Laura Célia Sant Ana Cabral Cava Universidade Norte do Paraná - Unopar laura.ccava@gmail.com
|
Eixo 7 - Alfabetização e letramentos |
|
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este? |
|
|
 |
Maria Sirlene Pereira Schlickmann Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL maria.schlickmann@unisul.br
|
|
Práticas de leitura e escrita de crianças residentes no campo: considerações acerca do contexto familiar e escolar |
|
|
 |
Leticia de Aguiar Bueno Universidade Federal do Rio Grande - FURG lelesvp@hotmail.com
Gabriela Medeiros Nogueira Universidade Federal do Rio Grande FURG gabynogueira@me.com
|
|
O CAPITAL CULTURAL DAS CRIANÇAS QUE NÃO ACOMPANHAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DA AMUREL |
|
|
 |
Mariléte Pinto de Oliveira UNISUL marilete.pedagogia@gmail.com
|
|
HÁBITO DA LEITURA ENTRE ADOLESCENTES: DADOS DE UM ESTUDO LONGITUDINAL |
|
|
 |
Magda Floriana Damiani Universidade Federal de Pelotas flodamiani@gmail.com
Mariluci da Silva Mattos mariluci-mattos@hotmail.com
|
|
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO |
|
|
 |
ELIANE DE SOUZA SILVA eliane.enaile@hotmail.com
|
Eixo 8 - Educação superior |
|
DAS INOVAÇÕES NO ENSINO AO ENSINO INOVADOR: SUBJETIVIDADES E PERCEPÇÕES NO ENSINO UNIVERSITÁRIO |
|
|
 |
Daniele Simões Borges FURG daniele.uab@gmail.com
Camila Ferreira Pinto das Neves Universidade Federal do Rio Grande - FURG camilapinto.eco@gmail.com
Neusiane Chaves de Souza Universidade Federal do Rio Grande neusianebio@hotmail.com
GIONARA TAUCHEN FURG giotauchen@gmail.com
Alessandra Nery Obelar da Silva FURG ale.obelar@hotmail.com
|
|
EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO E APREND EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO E APRENDIIZAGEM E O IMPACTO NA SAUDE MENTAL DE ESTUDANTES DO CURSO DE AGRONOMIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL |
|
|
 |
estela maris camargo bernardelli Uniplac estela.bernardelli@udesc.br
|
|
O ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
|
|
 |
SONIMARY NUNES ARRUDA UNIPLAC enf.sony@hotmail.com
|
Eixo 9 - Currículo |
|
INCLUSÃO E GOVERNAMENTALIDADE NUM MUNDO ANIMADO DE DIFERENÇAS |
|
|
 |
Fabricio Luis Haas Instituto Federal Sul-Rio-Grandense fabriciohaas@gmail.com
|
|
FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA EM DOIS TEMPOS: UM ESTUDO |
|
|
 |
THIAGO TAVARES BORCHARDT PPGECM - UFPel thiago-tb@hotmail.com
Márcia Souza da Fonseca Universidade Federal de Pelotas mszfonseca@gmail.com
|
|
Competência Comunicativa Intercultural: um panorama dos principais modelos de avaliação |
|
|
 |
Rodrigo Schaefer rodrigoschaefer2@gmail.com
Walkiria Sousa Silva moreno_walkiria@hotmail.com
Aline Facchini Alexandre Univali/Wizard alinefale@bol.com.br
Caroline Fonseca Zandoná Krieger Colégio Conhecer carolfzk@gmail.com
|
|
AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ (SC) |
|
|
 |
Claudia Vidaletti Matos Neves clvidaletti@yahoo.com.br
|
Eixo 11 - Educação, comunicação e tecnologia |
|
Da mídia virtual independente para a sala de aula: o fenômeno O Teatro Mágico como proposta de promoção da aprendizagem |
|
|
 |
Nara Cristine Thomé Palácios Cechella Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense narapalacios@hotmail.com
|
|
LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRUZAMENTOS ENTRE UM CONCEITO EM FORMAÇÃO E UMA ÁREA DE CONHECIMENTO CONSOLIDADA |
|
|
 |
Thiago Alonso Hinkel thiagohinmob@gmail.com
|
|
Utilização de modelos virtuais no ensino de desenho técnico para engenheiros florestais |
|
|
 |
Fabíola Letícia Sommer Terezo UNIPLAC fabiterezo@hotmail.com
|
|
O espetáculo do consumo: a relação entre crianças e mídia na educação infantil. |
|
|
 |
Juliana Costa Muller Universidade Federal de Santa Catarina julianacmuller@hotmail.com
|
|
SEXTING: modismo inconsequente ou cyberbullying intencional? Algumas reflexões necessárias. |
|
|
 |
Camila Detoni Sa de Figueiredo camiladsaf@gmail.com
Sonia Maria Martins de Melo UDESC soniademelo@gmail.com
|
|
NOVAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOASCOM NECESSIDADES ESPECIAIS |
|
|
 |
Rosana Wagner universidade Federal do Rio Grande do Sul rosanawagner@gmail.com
|
Eixo 12 - Filosofia da educação |
|
A Teoria Educacional de Paulo Freire: suas influências e seu horizonte |
|
|
 |
Dirlei de Azambuja Pereira pereiradirlei@gmail.com
|
|
Cartografando percursos na produção do conceito de saúde no espaço tempo do trabalho docente. |
|
|
 |
Márcia Leão de Lima Instituto Federal Sul-io-grandense (IFSUL) psi.marcialeao@hotmail.com
|
|
Kant - Uma Filosofia de Educação Atual? |
|
|
 |
Juliana Cristina Bel juliana_bel@hotmail.com
|
|
CRÍTICA DA CULTURA E SOCIEDADE: A TEORIA CRÍTICA COMO POSSÍVEL REFERÊNCIA PARA PESQUISA EDUCACIONAL |
|
|
 |
Vivian Baroni vivianbaroni@hotmail.com
Fernando Dala Santa fernandos.101@hotmail.com
|
Eixo 13 - Educação de pessoas jovens e adultas |
|
Memórias da maturidade - em busca da dramaticidade |
|
|
 |
Carmen Silvia Soares da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul carmencaca@yahoo.com.br
|
|
O CURRÍCULO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PARTICIPAÇÃO DOCENTE |
|
|
 |
Suzani dos Santos Wippel UNISC ( Universidade de Santa Cruz do Sul) aluna do mestrado em educação wsuzani@bol.com.br
|
|
Rede Certific: entre a certificação de saberes adquiridos e o estímulo à escolarização? |
|
|
 |
Lílian Escandiel Crizel IFRS-Câmpus Feliz lilian.crizel@feliz.ifrs.edu.br
|
|
Estado da Arte: questões de gênero nas pesquisas em EJA de 2006 a 2012 |
|
|
 |
Lucas Bueno de Freitas UTFPR lfreitas91@gmail.com
Domingos Leite Lima Filho
|
|
LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPREENSÃO E EXPRESSÃO CRIATIVA |
|
|
 |
LETÍCIA DOMANSKI Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santa Rosa ledomanski@gmail.com
|
|
EJA E ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE TRAJETÓRIAS DE EGRESSOS E A TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL |
|
|
 |
Patrícia Borges Gomes Bisinella pati_borges@hotmail.com
|
|
A Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio: desafios e perspectivas da formação inicial dos cursos de licenciaturas da UFSM |
|
|
 |
Nisiael de Oliveira kaufman Universidade Federal de Santa Maria nisiaeloliveira@bol.com.br
|
|
A CONCEPÇÃO FREIREANA SOBRE A FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: A EJA NO MUNICIPIO DE CHAPECÓ |
|
|
 |
Suzi Laura da Cunha UNOCHAPECO suzilc@unochapeco.edu.br
NADIR CASTILHO DELIZOICOV UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECO ridanc.nadir@gmail.com
|
Eixo 17 - Educação ambiental |
|
Configurações da Pedagogia Antropocêntrica no Ensino de Ciências (1960-1970) |
|
|
 |
Carlos Renato Carola Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) crc@unesc.net
Catia Elaine Alves Constante Universidade do Extremo Sul Catarinense catia.elaine@hotmail.com
|
|
A Educação Ambiental como mediadora entre a Tributação e a Crise Ambiental |
|
|
 |
Simone Grohs Freire Universidade Federal do Rio Grande simonefreire@furg.br
|
|
HOMEM E NATUREZA: PRODUÇÃO DE “VERDADES” NO CINEMA DE ANIMAÇÃO |
|
|
 |
GISELE RUIZ SILVA PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE gisaruizsilva@gmail.com
Camila da Silva magalhães camilapedag@gmailcom
|
Eixo 20 - Educação e trabalho |
|
A precarização do trabalho docente na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul: a contratação temporária de professores como flexibilização das relações de trabalho. |
|
|
 |
João Genaro Finamor Neto UFRGS gefinamor@gmail.com
|
|
Possíveis reflexões entre a Ergologia e a Etnografia |
|
|
 |
Patrícia Unanue Dias pateud@hotmail.com
|
|
Diálogos entre Trabalho e Educação na Formação Profissional do Técnico em Panificação e Confeitaria |
|
|
 |
cluvio buenno soares terceiro IFRS - Câmpus Porto Alegre cluvio.terceiro@terra.com.br
|
|
Educação e Políticas Sociais no Brasil |
|
|
 |
Luciana Francisca de Oliveira lucianapsico@yahoo.com.br
|
|
A formação de jovens para o mundo do trabalho a partir da Lei da Aprendizagem |
|
|
 |
Carina Pfaffenseller Universidade Federal do Rio Grande do Sul carinapfaffenseller@gmail.com
|
|
Educação Profissional: reflexões sobre a construção da autonomia nas relações de trabalho a partir do processo educativo |
|
|
 |
Gisela Lange do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense giseladoamaral@gmail.com
|
Eixo 22 - Educação especial |
|
A Sala de Recurso Multifuncional na voz dos professores da Sala Comum |
|
|
 |
Andréia Heiderscheidt Fuck Prefeitura Municipal de Joinville 152.andreia@gmail.com
|
|
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR |
|
|
 |
ANA LUCIA LIMA DA COSTA PIMENTA MONTEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE BIGUAÇU anamonteiro1970@hotmail.com
|
|
Os números do processo de inclusão no município de Pelotas (RS) |
|
|
 |
Adriane Cenci Universidade Federal de Pelotas - UFPel adricenci@hotmail.com
|
|
FOCO NA CONSTITUIÇÃO DE UM DOCENTE INCLUSIVO: UMA ANÁLISE DE REVISTAS PEDAGÓGICAS |
|
|
 |
Renata Porccher Scherer renata_ps3@yahoo.com.br
|
|
PROFESSOR OU INTÉRPRETE? REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO TILS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS DA ESCOLA REGULAR |
|
|
 |
Elisama Rode Boeira Suzana Universidade Federal do Rio grande do Sul elisama_libras@hotmail.com
|
|
UMA FORMA NÃO CLÍNICA DE PENSAR AS PESSOAS COM AUTISMO? |
|
|
 |
Vanessa Marocco Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Estudante de Doutorado) marocco.v7@gmail.com
|
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DIÁLOGOS COM A FORMAÇÃO DOCENTE |
|
|
 |
GRACIELA FAGUNDES RODRIGUES SMED - Frederico Westphalen gracifrodrigues@gmail.com
|
|
A produção científica sobre o trabalho docente nas salas de recursos multifuncionais: Com a palavra os professores |
|
|
 |
Cleide Aparecida Hoffmann Bernardes Associação de Reabilitação da Criança Deficiente cleidepedago@gmail.com
|